Dia 27/01 Único dia sem ações (domingo nossa semi- folga)fomos visitar o Instituto Mãe Terra.

Deixe um comentário

09/02/2013 por Maite Lopes

Olá Galerinha, já sabe né post atrasado por conta da internet.

Vou contar um pouco do único dia que não houve oficinas, domingo. Fomos convidados a conhecer o Instituto Mãe Terra, foi um dia muito gostoso e posso dizer por todos que muito SABOROSO, pois  fomos recepcionados com um almoço, que nossa sem palavras, a parte de hortaliça foi toda cultivada no próprio espaço e tudo orgânico.

O projeto:

O projeto Mãe Terra: cultivando e valorizando saberes surge a partir da

demanda dos agricultores e agricultoras dos municípios de Ubaíra e Brejões, em conjunto com ações da Rede de Desenvolvimento Social – REDES e do IFBAIANO campus Santa Inês. O projeto se desenvolve no território do Vale do Jiquiriçá, região que possui uma área de 12.415 km², do Estado da Bahia e população total de 335.580 habitantes. O projeto começa a ser desenhado a partir do conhecimento local de doze comunidades e suas idéias de produção agrícola, melhoria da qualidade de vida, com o foco na recuperação e preservação ambiental. A metodologia adotada foi e continua sendo o Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP) no meio rural, com ações interdisciplinares, a “educação popular” e o “teatro do oprimido” que permite entender e construir novos valores a partir de sua própria história. Como base metodológica foi implantado um “ninho” – espécie de unidade demonstrativa – em cada comunidade. As avaliações são constantes para visualizar os erros e acertos, procurando cada vez mais alcançar os objetivos desejados. A visibilidade e os resultados da proposta estão alcançando outras comunidades.

Nossa Visita:

ImagemInstituto Mãe Terra

Imagem

Nossa Chegada

ImagemA Sede

Imagem

Quarto todo rusticoImagemCozinha toda Rustica

Imagem

Imagem

Alimentos organicos

ImagemHorta Orgânica

ImagemCisterna

ImagemSistema de captação e armazenamento de água da chuva, com inclusão de trairas para tratamento e oxigenação da água.

ImagemImagem

Imagem

ImagemSala de Aula construida com reaproveitamento dos materiais.

ImagemApós o almoço, uma integração com direito a samba, frevo e musicas da região

ImagemGalerinha Reunida aproveitando a paisagem de fundo

Deixe um comentário